sábado, 4 de junho de 2011

Começar, apenas uma ação...

Encontrei essa frase de Maquiavel numa pesquisa que estava fazendo para uma sessão de coach: em seu famoso livro, O príncipe: "Não existe nada mais difícil de fazer, nada mais perigoso de conduzir, ou de êxito mais incerto do que tomar a iniciava de introduzir uma nova ordem de coisas, porque a inovação tem inimigos em todos aqueles que se têm saldo bem sob as condições antigas, e defensoras não muito entusiásticos entre aqueles que poderiam sair-se bem na nova ordem das coisas.

Este blog realmente me fez pensar no significado do nascimento, começar algo novo. Hoje é o meu primeiro passo, minha primeira ação e como não dizer é o meu começo....


Com isso vieram alguns questionamentos: Por que muitas vezes temos medo ou simplesmente resistimos a não começar? E o pior depois que começamos, vem o pensamento: Putz, deveria ter feito isso há um tempão atrás...
Começar significa dar início a alguma coisa (fonte Wikipédia), simples, né? 

Nem tanto, senão começaríamos coisas novas o tempo inteiro não é mesmo?

Segundo a Psicologia, resistimos às mudanças, por razões conscientes ou inconscientes, simplesmente porque optamos manter o "status quo".

A Neurociência afirma que é preciso uma vontade muito grande para ir além dessa atividade mental. Tentar mudar o nosso comportamento realmente deixa a gente incomodado. Seu cérebro enviará mensagens poderosas de que algo está errado, e sua capacidade de pensamento superior diminuirá. A mudança em si, dessa forma, amplifica o estresse e o incômodo.

O cérebro humano pode se comportar como uma criança de 2 anos: diga-lhe o que fazer e ela automaticamente age ao contrário. Esse fenômeno é parcialmente uma função da homeostase (o movimento natural de qualquer organismo de tender ao equilíbrio e afastar-se da mudança), mas também reflete o fato de que o cérebro é um órgão que faz padrões com um desejo inato de criar conexões inusitadas. Quando as pessoas resolvem um problema por si só, o cérebro libera uma corrente de neurotransmissores como a adrenalina.

Martin Seligman, fundador do movimento da psicologia positiva e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, afirma que para qualquer mudança de comportamento precisamos em primeiro lugar concentrar a atenção em idéias específicas, com freqüência e por tempo suficiente.

Portanto, tenham uma meta, determine prazo, avalie os ganhos e perdas desta meta, planeje as ações e simplemente COMEÇE....e depois me conte: qual será a sua meta desta semana? 
Eu comecei a minha e VC?

4 comentários:

  1. Olá Taina,

    Não posso começar a escrever sem te desejar boa sorte nesse seu novo desafio e sonho.
    Parabéns pela iniciativa e não deixe de sonhar com os seus próximos objetivos , porque , assim como este do blog e coach , vão se realizar um dia.

    Eu concordo com os seus comentários, as vezes ficamos nos lamentando , pelas oportunidades perdidas e muito mais pela falta de oportunidades. Porém, deixamos em determinados momento da nossas vidas de trabalhar com um fator importantíssimo que é PLANEJAMENTO. Para termos o planejamento precisamos saber antes “o que” queremos e “onde” queremos chegar, depois buscamos as respostas de “como” chegar ... O que , onde e como ... são questionamentos que devemos sempre praticar em nossas vidas e não termos medo aplicá-los ...

    Bjos enorme de um amigo , que vai dividir muitas informações contigo nesse novo Blog...

    ResponderExcluir
  2. Tató, liiiiiiiiiinda!!!!

    Um super duper parabéns!!!

    Tô adorando o blog!

    Essa mensagem não podia ser mais perfeita para meu momento atual, minha coach virtual! ;)

    Como vc disse, é sempre difícil sair da inércia. A gente sofre, chora, pula, faz pirraça que nem criança e acha que o equilíbrio é a falta de movimento.

    Mas ao atingir as primeiras metas a sensação de realização nos consome, pois escolhemos o caminho certo.

    Que este seja o primeiro passo de muitos em direção à este sonho! ;)

    "Mude, mas comece devagar, pois a direção é mais importante que a velocidade!"

    Amo!

    Beijinhos,

    Kk

    ResponderExcluir
  3. Dips, Irmiga Linda do meu coração!
    Que seja apenas o começo de um mundo de coisas boas que que sei que estão no seu caminho!
    Obrigada por ser você a cada palavra!
    Sucesso, muito sucesso! Qualquer dia destes vou ter que dizer assim: A Taína Pellegrini Coach? Claro que conheço....é minha Irmiga!!!
    Beijos
    Danildes

    ResponderExcluir
  4. Estamos juntos, para um mundo melhor Executive Coach Taína... Conte comigo!! Forte abraço! ( E " VEM BILL!!" rsrsrs - Só para os Coaches! rs )

    ResponderExcluir